sexta-feira, 23 de abril de 2010

Acampamento de Agrupamento "45 anos a Ousar Agir"


Decorria o ano de 1963 e o Sr. Padre Domingos Brandão, iluminado pelo Espírito Santo, convida o Chefe Dias para o ajudar a fundar um agrupamento de escuteiros em Gualtar. Assim, a convite do actual assistente do agrupamento, Sr. Padre Domingos Brandão, e do Chefe Magalhães, o Chefe Dias começou a preparar-se para a fundação do agrupamento de Gualtar do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. O ano de 1963 foi, para o Chefe Dias, um ano de aprendizagem através da participação em actividades no Campo Escola de Fraião orientadas pelo Sr. Dr. Manuel Faria e, a frequência de um curso para dirigentes no Campo Escola. Na sequência desta preparação são abertas inscrições para jovens entre os 11 e os 13 anos, na altura os juniores (actualmente denominados exploradores). Com 11 jovens inscritos formou-se a Patrulha Águia e a Leão. A 19 de Julho de 1964 são realizadas as primeiras promessas do agrupamento 219 S. Miguel – Gualtar e o Chefe Dias faz a sua promessa de dirigente e, os onze elementos de juniores. Nesta promessas estiveram convidados especiais – o agrupamento nº 1 da Sé de Braga, os dirigentes do núcleo de Braga, o Sr. Padre Américo e o Sr. Padre Ferreira Alves que foi o pregador. Muitos foram os jovens que passaram por este agrupamento e imensas as actividades em que participaram desde acampamentos de agrupamento, de núcleo, regionais e nacionais. Éramos conhecidos pelo saber técnico e destreza física, companheirismo e por sermos cantaroleiros o que, facilmente se comprova através dos imensos troféus existentes na sede. Aliás, modéstia à parte, estas características ainda hoje perduram no agrupamento. Do agrupamento de S. Miguel – Gualtar fazem parte, actualmente, 60 elementos dos 6 aos 78 anos. As vivências escutistas não seriam possíveis sem o apoio e compreensão dos pais, paroquianos, do Chefe de Agrupamento, Manuel Dias, do assistente, Sr. Padre Domingos Brandão, dos dirigentes das várias secções e da Junta de Freguesia de Gualtar. A todos eles, o nosso muito obrigado!
Decorrridos 45 anos de história, e já bem mais maduros e experientes, queremos comemorar esta data de forma efusiva. Por isso, nos dias 16, 17 e 18 de Julho iremos realizar um acampamento comemorativo no terreno do Centro Social de Gualtar.
Durante estes 3 dias iremos realizar diversas actividades. No dia 16 iremos realizar o "Fogo de Conselho" no dia 17 iremos caminhar com S. Nuno na participação com pais, familiares, amigos e antigos escuteiros um Raid (caminhada). Este dia terminará com a velada de armas. No dia 18, de manhã, os novos elementos irão fazer a sua promessa incluindo uma nova dirigente. De tarde será realizado um convívio e visualização de uma exposição alusiva aos 45 anos.

NOTA: O programa detalhado será divulgado em breve.

Por isso, junta a tua família e os amigos e vem passar connosco momentos inesquecíveis... ousa agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário